Eurodeputado José Manuel Fernandes confia nos jovens para defenderem sucessos da União Europeia

Semana dedicada às comemorações do Dia da Europa

O Eurodeputado José Manuel Fernandes salientou hoje a importância das novas gerações contribuírem para a valorização das oportunidades e benefícios decorrentes da integração na União Europeia, numa postura de "intervenção informada, responsável e consciente no seio das comunidades", em contraponto a "discursos populistas baseado em facilidades enganadoras".

"A União Europeia tem sido um garante de paz, solidariedade, qualidade de vida e prosperidade, assim como também representa uma mais valia inigualável para nos assumirmos neste cenário de globalização e mudança vertiginosa em que vivemos constantemente", defendeu o Eurodeputado, perante alunos do ensino secundário.

No Agrupamento de Escolas de Celeirós, em Braga, e na Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, José Manuel Fernandes iniciou hoje uma semana de atividades em diferentes localidades do Norte do país, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que se assinala quarta-feira, dia 9 de maio.

O Eurodeputado mostrou-se confiante no futuro da UE, mas sublinhou a necessidade de "todos perceberem qual a importância de sermos europeus e valorizarem as conquistas e as vantagens do processo de integração europeia", apontando o exemplo do Reino Unido - cuja maioria da população se arrependeu da decisão de sair da UE depois de, só após o referendo, ter tido acesso a informação  sobre os efeitos da decisão de sair da UE após o referendo.

 “Se não houvesse União Europeia, já teria havido novas guerras”, alertou José Manuel Fernandes. No entanto, chamou a atenção que é mais importante que a população esteja "informada sobre as vantagens, do que ser alertada para os riscos da "não-Europa" ou do fim da UE, ainda que sejam relevantes".

Invocando números sobre a realidade global, José Manuel Fernandes fez questão de anotar que “a União Europeia é a região do mundo onde se vive melhor, com mais garantias de liberdade, igualdade, direitos sociais e respeito pelo ambiente e pela dignidade humana. E salientou que, “com apenas 7% da população mundial, a UE produz mais de 20% do PIB mundial e beneficia de mais de 50% de todas as despesas sociais contabilizadas em todo o mundo”.

“É verdade que não temos sabido promover de forma eficiente as vantagens e os benefícios de que usufruímos na União Europeia. Mas é importante que os jovens, como geração com mais acesso a informação e formação de qualidade, possa ajudar a garantir já a construção de um futuro de qualidade", sustentou

O Eurodeputado desafiou os jovens a assumirem “uma aposta ativa no desenvolvimento de um sentimento de identidade mais europeu”, a começar pela mobilidade na União Europeia.

“É importante que nos sintamos mais europeus e, assim, podermos tirar melhor partido das oportunidades e dos desafios que este espaço representa. Esta mobilidade permite ainda o contacto com a diversidade cultural europeia e a sua valorização. É também uma forma de promovermos a paz”, defendeu.

Ao longo desta semana, José Manuel Fernandes vai também estar em sessões sobre a União Europeia  nos Agrupamentos de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, e D. Afonso III, em Vinhais, nas Escolas Secundárias de Vila Verde e Sá de Miranda, em Braga, no Colégio D. Diogo de Sousa, na Universidade Católica em Braga e na Escola Profissional Prática Universal (EPPU), em Bragança.